Carreiras

Noticias



01.01.2000



  PARTILHAR




2002-10-03

Agricultores manifestam-se contra a reforma da PAC


A Confederação dos Agricultores de Portugal manifesta-se, hoje, em frente à Assembleia da República. O protesto coincide com a visita do Comissário europeu da Agricultura e Pescas Franz Fischer. O comissário vai ao parlamento debater a revisão da política de pescas e a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Para além do protesto dos agricultores o comissário vai deparar-se com a oposição do governo e dos pescadores, às propostas de alteração da política comunitária para a agricultura e pescas.

2002-07-03

Portugal e Espanha defendem actual modelo agrícola


A reforma da Política Agrícola Comum (PAC) esteve ontem em debate em Cascais, numa reunião que juntou os ministros da agricultura português e espanhol, que convergiram na defesa do sistema de atribuição de subsídios directos à produção, de quotas e de protecção de preços no processo da revisão intercalar da PAC.
Da reunião saiu reforçada a posição comum dos dois ministros, que entendem ser necessário defender uma posição conjunta não só de Portugal e Espanha, mas também alargar o consenso já existente em todos os países da bacia mediterrânea. O objectivo é reunir os países do Sul e assegurar a defesa dos seus interesses próprios e específicos no processo de revisão intercalar da PAC.
O ministro espanhol, Miguel Carias, afirma que "se o dinheiro dos apoios directos for menor, há que compensar os agricultores com outro tipo de subsídios. Por isso Sevinate Pinto pretende "influenciar" a discussão para privilegiar a perspectiva regional e o favorecimento dos agricultores".
Os ministros comprometeram-se ainda a colaborar mais intensamente e permanentemente nas questões relativas à agricultura e às pescas.


2002-06-27

Política Agrícola Comum em discussão


Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) vão discutir hoje a Política Agrícola Comum (PAC), durante o conselho de ministros da Agricultura dos Quinze no Luxemburgo.
O ministro português da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas vai exigir mais ajudas à agricultura e o aumento das cotas de produção. Sevinate Pinto contesta a aplicação de um sistema de quotas e de limitações produtivas sem ter em conta o desenvolvimento agrícola de cada estado membro. O ministro vai também pedir a revisão dos critérios das ajudas unitárias do Fundo Europeu de Orientação e Garantia Agrícola (FEOGA), pois entende que Portugal é um dos países menos apoiados pelo fundo.
No próximo dia 10 a Comissão vai pronunciar-se sobre a revisão intercalar da PAC

2002-06-21

Ministro da Agricultura quer mais dinheiro


O ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, quer negociar em Bruxelas um maior apoio em termos financeiros à agricultura portuguesa.
Para Sevinate Pinto a agricultura portuguesa necessita de registar um número maior de produção, mas tal não será possível se continuar a ser o país menos apoiado pela Política Agrícola Comum (PAC).
Num memorando tornado público pelo ministro ontem, que será apresentado a 27 de Junho no Conselho de Ministros da Agricultura da UE, o Governo português pretende destacar-se e obter melhores condições no futuro processo de revisão da PAC.

2002-06-18

União Europeia apoia agricultores europeus


O parlamento Europeu chegou ontem no Luxemburgo a acordo sobre as ajudas directas aos agricultores dos países que vão aderir à União Europeia em 2004.
Depois da proposta da presidência espanhola, que agradou a todos os estados membros, ficou decidido que, a partir de 2004, vai entrar em vigor uma política agrícola comum (PAC) e os novos Estados-membros vão ter ajudas directas para os seus agricultores.
Os chefes da diplomacia europeus saíram assim do impasse em que se encontravam e que podia significar um atraso na data de adesão dos países candidatos previstas para o início de 2004.


2002-06-12

Agricultores europeus unem-se em defesa da PAC


Descontentes com a hipótese de revisão da Política Agrícola Comum (PAC), milhares de agricultores, provenientes de 23 países europeus, manifestaram-se ontem em Estrasburgo em defesa do modelo agrícola europeu.
Os agricultores foram procurar o apoio do presidente do Parlamento Europeu, Pax Cox, que lhes garantiu a sua solidariedade e a sua vontade de defender a UE no seio da Organização Mundial do Comércio.
Uma vez que a PAC absorve cerca de metade do orçamento da UE, os agricultores europeus reivindicam "preços justos" para os produtos agrícolas europeus. Afirmam a necessidade de defender os preços que sofrem baixas devido às importações oriundas de países que não suportam os mesmos encargos e da nova política de subsídios dos EUA.

2002-05-15

Ministério da Agricultura em remodelações


Uma das medidas mais emblemáticas do ex-ministro Capoulas Santos vai ser, em breve, revogada pelo actual governo. Trata-se da lei da modulação das ajudas directas ao rendimento dos agricultores. Com esta lei, impunham-se limites máximos aos subsídios atribuídos, de forma a garantir um maior equilíbrio e rigor na atribuição dos mesmos e deixando de favorecer apenas os que mais produziam - os mais ricos. Esta medida enquadra-se no panorama de reestruturação por que este ministério está a passar, com o actual ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, a declarar que encontrou "dívidas à banca de milhões de contos e milhões de contos sem cobertura orçamental, assim como pagamentos avultados irregulares".


2002-04-05

Quota leiteira portuguesa pode ser ultrapassada


A FENALAC (Federação Nacional das Uniões de Cooperativas de Leite e Lacticínios) alertou para a possibilidade de Portugal ultrapassar a quota leiteira negociada com Bruxelas para a campanha de 2002/2003 e que agora se inicia. Caso esta situação se verifique irá implicar a aplicação de sanções ao país e deixará numa situação bastante complicada alguns milhares de agricultores que possuem apenas algumas cabeças de gado e que têm no leite o seu meio de subsistência.


2002-03-27

Portugal é amigo do Ambiente


Segundo um estudo do Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, Portugal encontra-se em sétimo lugar entre os quinze países da União Europeia no que diz respeito ao cumprimento da legislação comunitária em matéria do Ambiente. O estudo revela ainda que Portugal foi o país da União Europeia que mais progrediu no ano de 2001, no que diz respeito aos processos por infracção na área ambiental. Portugal conta apenas com 63 processos pendentes.


2002-03-15

Jovens Agricultores voltam a ter assento na CAP


Depois de terem sido expulsos em 1995 da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) viu a decisão anulada pelo Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou o direito da associação ter assento na confederação. O tribunal considerou nula a decisão que levou à expulsão da estrutura juvenil do seio da CAP.


2002-03-11

Novo método para salvar espécies em extinção


A castidade deverá ser um novo método a adoptar na preservação de espécies em vias de extinção e que consiste na separação dos machos dominantes de um determinado grupo de animais. Segundo especialistas de um parque zoológico norte-americano este método é capaz de trazer bons resultados, uma vez que os machos dominantes detêm o monopólio sexual e não deixam que os mais fracos possam procriar. Ao inverter esta situação consegue-se que os machos subordinados também tenham descendência, aumentando, assim, o número de espécimes.


2002-03-07

Mega operação para apreender vinho verde "a martelo"


Segundo os mais recentes dados da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) a fraude económica resultante da comercialização de mais de 15 milhões de litros do vinho verde "a martelo", por ano, ronda os 37 milhões de euros que são movimentados fora de qualquer lógica fiscal. Para tentar resolver este problema, a CVRVV montou uma mega operação de fiscalização que vai percorrer os restaurantes de norte a sul do país "à caça do vinho sem rótulo".


2002-02-25

Raças caninas desfilam pela 3ª Exposição Canina Especializada em Raças Portuguesas


O pavilhão desportivo de Alcabideche, em Cascais, acolheu, pela terceira vez, o desfile de raças caninas portuguesas, organizado pela Fundação S. Francisco de Assis. Cão de Fila de S. Miguel, Serra da Estrela, Castro Laboreiro ou Rafeiro do Alentejo foram algumas, dentro de muitas, das raças que estiveram representadas. A Exposição tem como objectivo a divulgação das raças portuguesas e a sensibilização das pessoas do concelho para o não abandono dos seus animais.


2002-02-15

Inspectores da CE detectam falhas graves em matadouros


Os inspectores da Comissão Europeia (CE) detectaram falhas graves na produção e comercialização de carne suína e de coelhos. Falta de higiene, carne contaminada, foram alguns dos problemas constatados em matadouros e propriedades pecuárias portuguesas. A Direcção-Geral de Veterinária encerrou dois matadouros em consequência destes factos. Os veterinários europeus apenas dão nota positiva à transposição das leis europeias, que consideram fiel e satisfatória.


2002-02-14

Dugongue em vias de extinção


O dugongue é um mamífero marinho que se pensa ter estado na origem das lendas das sereias e que está cada vez mais ameaçado de extinção. Segundo uma denúncia feita pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) tem-se sentido um declínio catastrófico no número de espécimes causado, principalmente, pela poluição, desenvolvimento costeiro, redes de pescadores ou caçadores de troféus. Os especialistas do PNUA sugerem a criação de santuários e pedem a redução de despejos poluentes nas águas.


2002-02-13

Agricultores contra IGOR


Cerca de 20 agricultores estão em pé de guerra com o Instituto de Construção Rodoviária (IGOR) por causa de indemnizações que ainda não foram pagas. O descontentamento vem da falta de pagamento das indemnizações relativas às cedências de terrenos dos agricultores para a construção do viaduto nº4 no IP3. Muitos agricultores garantem que enquanto não lhes forem pagas as respectivas indemnizações não deixam as máquinas entrar nos seus terrenos.


2002-01-17

Suinicultores não têm de devolver ajudas


Os 2116 suinicultores que receberam ajudas do estado durante as crises de 1994 e 1998 não vão ser obrigados a devolver o dinheiro recebido. No seio dos quinze a única oposição veio do Reino Unido já que os restantes países concordaram com esta medida extraordinária.


2002-01-14

Guia Agro-Negócios lusófono


A Câmara de Agricultura Lusófona apresentou ao mercado o "Guia Agro-Negócios Lusófono". Este guia reúne toda a informação de interesse empresarial ligada ao sector agrícola. Um guia anual que permite aos interessados explorar as oportunidades de negócio no mundo lusófono e tomar conhecimento dos possíveis mecanismos de apoio nesta área.







DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS