Carreiras

MBA ensina a criar marca pessoal

Um dos grandes trunfos do MBA é ir além dos conteúdos programáticos e apoiar os seus alunos na consolidação da carreira como um todo.



18.02.2014



  PARTILHAR




Numa perspetiva empresarial, o mercado de trabalho é cada vez mais global, mas as competências dos candidatos podem ser muito semelhantes. É verdade que a oferta de talento é maior, mas isso não significa necessariamente uma simplificação dos processos de recrutamento quando o objetivo é detetar e integrar os melhores talentos. Para filtrar o talento certo, quem contrata foca-se nas características distintivas dos candidatos. Pormenores que se tornam mais relevantes à medida que se sobe na função para a qual se está a contratar.

Foi a pensar nesta necessidade crescente de diferenciação que o The Lisbon MBA (TLMBA) decidiu explorar a importância das designadas competências invisíveis e treinar alunos e potenciais candidatos a criar a sua marca pessoal. Anabela Possidónio, especialista em marketing e diretora executiva do The Lisbon MBA, vai estar esta semana no Instituto Superior Técnico (IST) a explicar como se cria uma marca pessoal e a como utilizá-la de forma a promover a carreira profissional. O evento decorre a 19 de fevereiro, às 18h30, e direciona-se a ex-alunos do IST.

Brand Yourselt! é o lema desta sessão de apresentação, na qual Anabela Possidónio irá explorar a melhor forma de usar as ferramentas e  abordagens do marketing para desenvolver uma marca e um plano de marketing pessoal que possa ser usado para atingir o sucesso profissional. “Num mercado global tão competitivo como o atual, cada vez mais as pessoas acabam por ter competências muito semelhantes. Por isso mesmo, para se conseguir atingir sucesso profissional, já não é suficiente ter como base unicamente a experiência e formação técnica”, explica a diretora executiva do TLMBA. Para Anabela Possidónio, “é crucial que as pessoas saibam como criar uma marca pessoal forte que as possa diferenciar no mercado de trabalho. De forma a distinguirem-se, os profissionais precisam de investir neles próprios e na sua marca pessoal”.

Como definir, desenvolver e manter uma marca pessoal e que ferramentas usar para a comunicar são alguns dos tópicos que serão desenvolvidos nesta apresentação direcionada a ex-alunos a quem serão também apresentados os programas do TLMBA. A diretora executiva soma um percurso de mais de 18 anos, ligado ao marketing e quase sempre em contexto multinacional. BP e a Jerónimo Martins são algumas da empresas que a especialista soma no seu currículo. Anabela Possidónio foi também Diretora do Centro de Gestão de Carreiras do The Lisbon MBA, onde trabalhava individualmente com cada aluno para traçar o seu plano de carreira e para os ajudar a atingir os seus objetivos profissionais. Lecionou, ainda, aulas sobre Inovação e Marketing. 






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS